nutrição
Alimentos do Grupo dos Cereais podem ser integrais ou refinados, sendo que os grãos integrais preservam muito mais nutrientes (especialmente a fibra dietética), do que os refinados. Atualmente é fácil encontrar em qualquer supermercado vários produtos integrais, como arroz, pães, biscoitos, farinhas, macarrão. Para ter uma alimentação saudável, coma diariamente cereais integrais: eles são capazes de tornar a absorção da glicose mais lenta e de reduzir a absorção de gorduras.
O Grupo das Hortaliças é composto pelos vegetais folhosos e legumes, alimentos de fácil acesso à população, ricos em minerais, vitaminas e fibras - nutrientes com funções reguladoras e indispensáveis ao organismo. Encontra-se no 2º nível da pirâmide (juntamente com o Grupo das Frutas), significando que devem ser consumidos em maior quantidade (4 a 5 porções por dia). Uma porção de alimentos desse grupo fornece cerca de 15 calorias, o que equivale a 4 colheres de sopa de tomate ou a 1 prato raso de alface ou a 2 colheres de sopa de beterraba, etc.
Por serem alimentos muito pouco calóricos, as hortaliças estão sempre presentes nas dietas de emagrecimento. Mas é preciso prestar atenção na quantidade ingerida, pois alguns legumes, como abóbora, chuchu, pimentão, beterraba, cenoura e outros tubérculos, contêm muito carboidrato, o que aumenta o teor de calorias e reduz o tamanho da porção. No entanto, outros legumes como pepino, tomate, berinjela,