construção sustentavel
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
CONSTRUÇÃO
SUSTENTÁVEL
Recife, 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
Disciplina: Engenharia Ambiental
Professor: Cláudio Levi de Freitas Pereira
Turma: L2
Equipe:
Mirella Albuquerque
Samuel Anibal
Tatiany Cristine
INTRODUÇÃO
O nosso planeta tem sofrido as consequências das atitudes irresponsáveis e inconscientes da humanidade. Ele dá sinais claros de que não será capaz de suportar por muito tempo, a demanda e o consumo descontrolados dos tempos atuais. O resultado de tanta degradação é percebido pelas inúmeras catástrofes naturais ocorridas com frequência ultimamente, pelas alterações climáticas, pelos problemas de saúde gerados devido aos altos índices de poluentes no ar dos grandes centros urbanos, pela extinção de diversas espécies de animais e por vários outros graves acontecimentos que infelizmente tendem a piorar com o crescimento populacional e a evolução da tecnologia.
Assim, a sustentabilidade tem ganhado adeptos em todo o mundo. Ela promove que a exploração e o uso dos recursos prejudiquem o mínimo possível o meio ambiente e os seres vivos. É um ideal que envolve a relação entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos ecossistemas.
Essa preocupação ganhou forma na década de 70 com a crise do petróleo, onde se tornou presente a preocupação com o grande consumo de energia. De um tempo para cá também se tornou foco a preocupação com os insumos naturais, incluindo água e materiais em estado bruto, e levando-se em consideração o impacto das edificações no contexto das grandes cidades. O edifício sustentável estuda construções com fontes alternativas de energia, menor consumo de água e energia, redução da emissão de poluentes, uso de materiais recicláveis, maximização da iluminação natural, preservação de áreas verdes ou nativas, boa qualidade do ar interno, entre outras características de projeto. Na