Texto Thomas Edson
“O gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”
Resumo:
Este artigo apresenta uma síntese da vida e obra de Thomas Edison, apresentado à disciplina de TIG da turma ENE1AN-ESB para a professora Eloísa Silva. Tal trabalho não deve ultrapassar uma lauda.
Palavras chaves:Thomas Edison; lâmpada; General Electric; invenções.
Desenvolvimento:
Thomas Edison nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1847 no estado de Ohio, EUA, e faleceu no dia 18 de Outubro de 1931 em New Jersey.
Caçula de uma família de classe média, mãe professora e pai carpinteiro, o pequeno Thomas teve a educação como uma das prioridades de sua infância. Ainda bem pequeno foi matriculado em uma escola de padres, a única de sua pequena cidade, mas por lá não permaneceu mais do que 3 meses, pois o professora, padre Eagle, interpretava a sua curiosidade como falta de inteligência. Ficou, desde então, incumbido à sua mãe a tarefa de cuidar da educação do garoto. Essa mudança pode ser sido essencial no desenvolvimento do futuro cientista, pois assim ele conseguiu se dedicar mais aos seus experimentos. Quando jovem o estudante chegou a vender jornais e guloseimas em um trem para garantir seus materiais de estudo e ajudar no sustento da casa. Thomas Edison foi casado por duas vezes e teve ao todo seis filhos.
Em plena explosão do capitalismo, os Estados Unidos era um país ávido por novidades, e, como o próprio Thomas dizia, o que havia de ser feito era construir o que a população precisava (“Eu descubro o que o mundo precisa; aí, eu tento inventá-lo”). Thomas Edison desenvolveu deficiência auditiva, muitos afirmam que isso devido aos seus experimentos, porém pode parecer um contraste ao dizer que um surdo foi o inventor de vários aparelhos relacionados à produção de sons. Mas foi essa a realidade. Thomas teve contribuição na invenção e aperfeiçoamento do fonógrafo (ou ditafone, aparelho que grava textos ditados para posterior transcrição), gramofone (servia para reproduzir