Paradigma
Direito
TRABALHO ACADÊMICO
Conceito de paradigma
Karla Louise De Oliveira Rosa
Belo Horizonte 2015
Karla Louise De Oliveira Rosa
TRABALHO ACADÊMICO
Conceito de paradigma
Trabalho apresentado á disciplina de Métodos e técnicas da pesquisa jurídica. 1DM.Faculdade Novos Horizontes
Orientador: Profº.Daniel Vieira Sarapu
Belo Horizonte
2015
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITO DE PARADIGMA 5
3 Conceito de Paradigmas na visão de outros Autores 6
3.1 Conceito de paradigma para Giorgio Agamben 6
3.2 Conceito de paradigma para Edgar Morin 6
3.3 Conceito de paradigma na visão de Beatriz Helena Furlanetto: 6
3.4 Conceito de paradigma Segundo Marilda Aparecida Behrens 7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
5 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar sobre o conceito de paradigma de Thomas Kuhn, e o conceito apresentado na visão dos autores, Giorgio Agamben, Edgar Morin, Beatriz Helena Furlanetto e Marilda Aparecida Behrens.
O objetivo deste trabalho é entender que o paradigma é uma referência inicial que irá servir de modelo para novas pesquisas.
2CONCEITO DE PARADIGMA
Com o estudo de Thomas Kuhn, à A estrutura das Revoluções Científicas, trouxe à tona o uso do conceito de paradigma nos anos de 1970 e 1980. Para Thomas, as ciências evoluem através de paradigmas.
Paradigmas são modelos, representações e interpretações de mundo universalmente reconhecidas que promovem problemas e soluções preliminares para uma comunidade científica.
O autor, dirigi sua análise sob a perspectiva de que a visão paradigmática proponha orientar a quem se prepara para ingressar na atividade científica. Ele diz que:
“O estudo dos paradigmas [...] é o que prepara basicamente o estudante para ser membro da comunidade científica na qual atuará mais tarde.”( KUHN,1970,p.31.)
Uma disciplina se torna uma ciência quando adquire um paradigma, encerrando-se a fase pré-paradigmática e iniciando-se uma fase de