Nutrição
Em 2011, tínhamos dois programas de incentivo.
Eram eles:
ENPACS: Estratégia Nacional de Apoio a Promoção da Alimentação saudável na Atenção Básica.
Rede Amamenta Brasil: É uma estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Atenção Básica.
O ENPACS tinha como objetivo, em geral, o incentivo à alimentação como uma atividade rotineira dos serviços de saúde, contemplando a implementação de hábitos saudáveis de alimentação desde a infância, introduzindo uma alimentação complementar em tempo oportuno, de forma efetiva, respeitando a cultura alimentar das diversas regiões.
A Rede Amamenta Brasil tinha como seu objetivo principal, basicamente, despertar a fome do saber nos profissionais da saúde, elaborando novas estratégias de qualificação dos recursos humanos em saúde, estabelecendo metas para realizar as mudanças desejadas.
Ambos projetos obtiveram resultados desejáveis e significativos durante as suas ocorrências/implantação.
União De Dois Projetos
Como surgiu?
Devido à demandas de estados e municípios em trabalhar com aleitamento materno e alimentação complementar de forma conjunta, tendo o mesmo público-alvo (profissionais de UBS, mães, crianças e suas famílias), além da dificuldade de fechar as UBS em dois momentos,e o investimento ser elevado quando as duas estratégias se encontram separadas.
Integração dos projetos
Foi elaborada uma nova proposta, com encontros dos representantes dos dois projetos, para a partir de então, passarem a ser um único. Este “novo” projeto respeitaria a historia de cada uma das estratégias, e seria resultado da ação conjunta entre as duas áreas do Ministério.
Atualmente: Amamenta Alimenta Brasil
Têm como objetivo qualificar o trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito do sistema único de saúde (o SUS). Este programa