Desenvolvimento técnico e tecnológico e sua relação com a evolução dos meios de comunicação
Arte Rupestre ( 40.000 anos A.C. )
A arte rupestre é o nome dado a gravuras presentes em grutas e cavernas onde o homem expunha principalmente, as suas caçadas e conquistas.
Esta seria uma forma de manifestação simbólica, mas também um modo de assegurar a sobrevivência das futuras gerações.
O papiro ( 2500 anos A.C. )
Após a invenção da escrita, os egípcios desenvolveram a técnica de produzir folhas de papiro a partir da planta de papiro. A folha de papiro era obtida utilizando a parte interna, branca e porosa do caule do papiro.
O Correio ( 2400 anos A.C. )
O Correio é um meio de comunicação que começou – ainda no Antigo Egito – por permitir aos Faraós o envio de cartas ou documentos por toda a extensão do seu Império. Essas cartas eram expedidas pelos seus mensageiros que realizavam diariamente dezenas de quilômetros, de modo a permitir a entrega ao destinatário sem muita demora.
Hoje em dia, com o apoio de gigantescas frotas de navios e aviões, o envio de cartas, documentos ou qualquer outro tipo de mercadoria são enviados por todo o globo a uma velocidade impressionante.
O Telégrafo O telégrafo consiste num instrumento criado com o objetivo de transmitir mensagens a longas distâncias. Esta foi uma forma utilizada para transmitir a outras povoações, terras ou províncias a vitória numa batalha ou a declaração de guerra a uma delas, por exemplo.
O Jornal ( Séc. XVII )
Um jornal é uma publicação que contém notícias e artigos, normalmente impressos em papel de custo relativamente baixo. Hoje em dia, a venda e impressão de jornais atingem diariamente novos mínimos devido ao forte impacto de indústrias emergentes como a televisão e a internet.
Telégrafo Elétrico ( Séc. XIX )
O telégrafo elétrico foi inventado por Samuel Morse, célebre inventor e pintor do séc. XIX pelo trabalho no campo das telecomunicações.
Samuel Morse, inventor do