Nutrição
Os eicosanóides controlam todas as células, todos os orgãos e todos os sistemas hormonais do corpo humano, desempenhando assim, um papel importante na comunicação celular. Possuem uma vida muito curta, nascem, fazem o seu trabalho e depois se auto-destruirem, são praticamente invisíveis, não circulam pela corrente sanguínea, atuam apenas a nível local como “mensageiros” passando informação de uma célula à outra. Os eicosanóides formam-se a partir dos ácidos gordos essenciais ómega-6 e ómega-3, são essenciais porque o corpo não os pode sintetizar, devendo ser ingeridos com a alimentação
São compostos estruturalmente relacionados.
Temos os seguintes eicosanóides:
- prostaglandinas
- prostaciclinas
- tromboxanas
- leucotrienos
A síntese destes inicia-se com a liberação de ácidos graxos da bicamada lipídica, esta liberação ocorre através de uma hidrólise catalisada pela enzima fosfolipase, isto ocorre por exemplo em resposta a inflamação e reações alérgicas.
A via de síntese de eicosanóides é bidirecional:
- a mesma via sintetiza: prostaglandinas, prostaciclinas e trombaxanas;
- outra via é exclusiva na síntese de leucotrienos.
Os eicosanóides não são transportados pela circulação, exercem seu efeito no local onde são sintetizados e possuem uma curta meia-vida, regulam processos fisiológicos: contração muscular, regulam a pressão arterial, dilatação dos brônquios, contração uterina, reação inflamatória, manifestação da dor e febre, coagulação sanguínea e outros.
Fármacos anti-inflamatórios, analgésicos e anti-piréticos interferem no metabolismo dos eicosanóides, observe:
Corticosteróides inibem a enzima fosfolipase, reduzindo assim