estudante
Porto Alegre, 2011
Definição
As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical utilizados para o estabelecimento da relação entre duas orações ou ainda a relação de dois termos que se assemelham gramaticalmente dentro da mesma oração.
As preposição são palavras invariáveis que ligam duas outras palavras de forma que o sentido da primeira é completado pela segunda. Ou seja, elas vinculam um termo dependente a um termo principal ou subordinante, estabelecendo entre ambos relações de posse, modo, lugar, causa, fim, etc.
Classificação
As preposições estabelecem uma relação entre dois ou mais termos da oração. Essa relação é do tipo subordinativo, ou seja, entre os elementos ligados pela preposição não há sentido dissociado, separado, individualizado; ao contrário, o sentido da expressão é dependente da união de todos os elementos que a preposição vincula.
As conjunções podem ser classificadas em coordenativas ou subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.
Tipos
As preposições são divididas em essenciais (aquelas palavras que só funcionam como preposição) e acidentais (palavras que passaram a ser preposição, mas provêm de outras classes gramaticais).
As conjunções são divididas em coordenativas (quando estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais) e subordinativas (quando têm função de estabelecer uma relação entre duas orações, relação esta que se caracteriza pela dependência do sentido de uma oração com relação a outra). Exemplos
Preposições
1. Preposições essenciais: palavras que atuam exclusivamente como