Nutrição
[pic]
Com a correria do dia-a-dia, as pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas nas ruas, com alimentos prontos, que possam ser ingeridos rapidamente, dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada, prejudicando até a digestão.
Os locais em que são feitas as refeições muitas vezes são impróprios e sem higiene adequada, podendo causar doenças como as toxiinfecções alimentares. Com isso, a opção de ter um prato balanceado e saudável é quase nula. Porém, com a mudança de alguns hábitos alimentares inadequados e separando um tempinho para as refeições é possível comer bem.
Mostraremos algumas opções para quem precisa se alimentar fora de casa e não quer deixar de lado a saúde. Veja abaixo como deve ser um prato balanceado para as refeições principais e as opções de alimentos para os lanches intermediários.
As refeições principais (como almoço e jantar) devem ser realizadas diariamente, nunca "puladas". Elas são muito importantes por fornecerem certos nutrientes ao organismo, nutrientes esses provenientes de alimentos típicos dessas refeições, como hortaliças, leguminosas e carnes.
Uma refeição principal, como almoço, deve conter:
• 1 hortaliça crua: verduras de folhas (como alface, rúcula, agrião), tomate etc;
• 1 hortaliça cozida: cenoura, chuchu, beterraba, espinafre, acelga etc;
• 1 cereal: arroz, massa, batata etc;
• 1 leguminosa: feijão, ervilha, grão de bico, soja etc;
• 1 carne: ave, peixe, carne, etc;
• 1 fruta: maçã, banana, pêra etc .
Em alguns tipos de restaurantes, como aqueles por quilo, é possível fazer uma refeição balanceada, escolhendo os alimentos certos e não exagerando nas quantidades. Lembre-se também que o prato deve ser colorido. Isto indica variedade de alimentos e conseqüentemente de nutrientes.
Quando não for possível comer em tais lugares é preferível