Atps botijão de gás processos de fabricação mecanica.
Materiais.
Após pesquisas, foi decidido que o botijão será construído em chapa de aço Carbono de 3 mm, de espessura, o material foi escolhido, pela fácil disponibilidade e baixo custo, em relação aos outros materiais pesquisados, por se tratar de um vasilhame pra transporte de GLP, que não é corrosível, o material atenderá perfeitamente as necessidades.
Será usado na fabricação uma válvula de segurança, ou plugue fusível, que é um plugue de cobre com núcleo de estanho, que em caso de incêndio, este núcleo de irá derreter, evitando uma sob pressão, e explosão do vasilhame, e uma válvula para botijão P13 (3/4), pra finalizar tinta alumínio para acabamento do vasilhame.
Processos.
Conformação: para construção das calotas.
Calandragem: para a construção do corpo cilíndrico.
Usinagem: para corte das chapas e roscas das válvulas.
Soldagem: Soldas do fechamento do corpo cilíndrico e junção das calotas, com o mesmo.
Pintura: acabamento.
Ferramentas para os processos.
Solda MIG MAG, Calandra, Guilhotina, Cerra copo, Lixadeira angular, Ferramentas para conformação manual, machos para abertura de roscas, equipamento para pintura pulverizada.
Os processos acima citados serão terceirizados, devido a pequena disponibilidade e auto custo para compra e até mesmo aluguel.
Análise de Materiais.
O botijão será fabricado em chapas de 3mm de aço de baixo carbono microligado ao Nb (~0,015%) nos graus: GL-01, GL-02, GL-03 e GL-04.
A tabela abaixo mostra os requisitos quanto à composição química:
Fonte: norma ABNT NBR 7460-1997
Os processos utilizados para a soldagem são: (soldagem circunferencial, vertical e longitudinal) e o processo MIG/MAG (confecção e colocação de alças e base).
As chapas utilizadas no processo de soldagem são de 3mm de espessura. Os parâmetros utilizados nos recipientes transportáveis P-13 são:
- Espessura: 3,00 mm
- Corrente: 400 amperes
- Tensão: 28