fabricação de botijao de gas
Claudio Roberto de Oliveira
Fabio Bispo Cardoso
Marcos Paulo da Silva Lino
Ricardo Lozano Gaspar
Rita de Cassia de Macedo
ATPS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Santo André, SP
2013
PROJETO DE CONFECÇÃO DE UM BOTIJÃO DE GÁS DE 13 kg
1.1 MATERIAIS
O material escolhido são chapas finas com espessura superior a 2,5mm para recipientes com diâmetro igual ou superior a 120 mm chapas utilizadas com certificados de qualidade seguindo as normas da ABNT NBR 8460.
São aços de baixo carbono para facilitar a sua modelagem, é um material dúctil com elevada deformabilidade e baixo custo.O material é fornecido em forma de bobina e pode pesar até 12 toneladas e produzir mais ou menos uns 700 botijões.Esse processo de conformação do material, a chapa de aço, é definido como laminação.
PROCESSO DE LAMINAÇÃO DE CHAPA DE AÇO:
O lingote, depois de aquecido à temperatura de laminação é levado ao laminador de desbaste até produzir as placas que constituem o ponto de partida para a produção de chapas e outros produtos planos.
A placa, reaquecida em fornos de aquecimento de placas, passa inicialmente por um laminador tipo duo, cuja função é apenas quebrar a casca de óxido formada durante o seu aquecimento, nessa operação emprega-se um jato de água a alta pressão, a seguir por intermédio do transportador de roletes, a placa é encaminhada para o primeiro laminador de desbaste, tipo quádruo, de modo a sofrer uma redução em espessura e aumento de sua largura.
Antes de entrar na segunda cadeira de desbaste, também tipo quádruo passa por um dispositivo de achatamento das bordas.Continuando sua trajetória, a placa passa por duas outras cadeiras de desbastadoras, tipo quádruo universal.
Passa por uma tesoura rotativa que corta as suas extremidades para esquadrejá-la e é feito a quebra da casca de óxido, por intermédio de um laminador duo.
Finalmente, são encaminhadas ao conjunto acabador de cadeiras constituido