Estudo de caso - gol
1 – Conceitue resumidamente, o modelo de negócios que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.
Encaixa-se no modelo low cost - low fare (baixo custo e baixa tarifa), utilizando os baixos custos com funcionários e aeronaves, baixando com isso o preço das tarifas. Com mais de 30 empresas de ônibus e demandas voltadas para a classe média a Gol utilizou o ramo de transportes para entrar no setor de aviação.
Seu objetivo era estabelecer uma companhia com baixas tarifas para atender a demanda das classes mais baixas, abrindo mão das tarifas e serviços luxuosas nas aeronaves. Se baseava em cinco princípios: 1) Realizar apenas vôos domésticos; 2) Reduzir gastos com serviço de bordo; 3) Aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; 4) Ter uma frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com a manutenção e combustível; 5) Utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.
2 – Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
Missão: ganhar espaço no mercado de aviação, se estabelecendo como uma companhia de baixas tarifas disposta a atender as demandas das classes mais baixas e manter o bom padrão de atendimento. (“Aproximar pessoas com segurança e inteligência”).
Visão: ser líder no mercado internacional, reduzindo custos para lucrar mais. (“Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir”).
A Gol manteve sua estratégia para continuar reduzindo os preços e mantê-los abaixo das demais concorrentes, que insistiam em oferecer serviços mais sofisticados e luxuosos e caminhavam para a falência. Seu principal objetivo continuou sendo buscar inovações e tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave.
3 – Faça uma analise SWOT para o inicio das operações da GOL. Os pontos fortes estão