Plagio
Apresentar como próprio qualquer tipo de trabalho acadêmico (projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, artigo científico, ensaio e outros), com conteúdo literalmente copiado ou reescrito sem a devida indicação do autor original (citação) e identificação completa do documento consultado (referência) configura plágio. topo 2. Por que eu devo evitar o plágio?
Plagiar é uma atitude desonesta e reprovável que envolve prejuízo aos sujeitos envolvidos (pelo menos três pessoas: o autor, o leitor e o redator) e à instituição de ensino na qual ocorre.
O leitor é prejudicado por que está lendo um trabalho entregue com plágio confiando que o conteúdo apresentado é mérito de quem escreveu o trabalho, sendo que isto não é verdade; o autor original ao não ser citado como responsável pelo texto ou conteúdo apresentado é silenciado e desta forma o trabalho por ele produzido e reconhecimento lhe é negado; o redator além de prejudicar o autor e o leitor, faz mal a si mesmo, pois deixa de desenvolver a prática de escrita e análise acadêmica, aspectos fundamentais da vida universitária e que são importantes também para quem não pretende ser pesquisador ou cientista, pois a capacidade de ler e analisar textos e idéias de outros autores e depois articular estes conteúdos em um texto próprio que leva a conclusões pessoais, é uma habilidade importante para o desenvolvimento da capacidade crítica e valorizada no meio profissional. Além disto, o plagiário compromete a sua reputação e da instituição na qual ele estuda, que é de onde ele obterá suas credenciais intelectuais. Por isto, instituições de ensino sérias são rigorosas contra o plágio e penalizam de forma severa quem o comete. topo 3. Como evitar o plágio?
O conhecimento e uso das técnicas de escrita científica sobre a indicação dos autores utilizados no texto do redator (citação) e a identificação de todos os documentos consultados para a realização do trabalho