Nutrição
Pois é, com essa onda toda de alimentação saudável, há uma dúvida que surge na hora de escolher qual alimento comprar. É melhor levar o LIGHT ou o DIET ??
São tipos de alimentos totalmente diferentes, destinados a grupos de pessoas distintos, mas vamos explicar quais são as diferenças.
Alimento DIET
- É quando um determinado “ingrediente” (nutriente) é totalmente retirado da composição de um alimento, destinando-se ao consumo por pessoas com doenças restritivas. Este componente poder ser, por exemplo: sal (hipertensos) , açúcar (diabéticos), glúten (doença celíaca), gordura (problemas cardiovasculares, obesidade) etc
- DIET não significa que o alimento é pra quem está fazendo dieta de forma geral, pra emagrecer e tals. Por exemplo: um chocolate DIET sem açúcar é indicado para um diabético, mas pra quem quer perder peso não é uma boa pedida, pois a gordura ainda está presente e, as vezes, em quantidade maior para compensar o açúcar retirado. DIET NÃO QUER DIZER QUE O ALIMENTO TEM POUCAS CALORIAS.
- Olhe sempre os rótulos dos alimentos DIET e verifique em que nutriente aquele produto é DIET, ou seja, qual foi retirado da preparação para ver se o mesmo se adequa ao que você está procurando.
Alimento LIGHT
- Diferente do DIET , o LIGHT terá apenas a quantidade de algum de seus nutrientes ( ou de calorias) reduzida e que pode novamente ser um daqueles que citei: sal, gordura, açúcar etc.
- Os produtos LIGHT tem que garantir que pelo menos 25% do componente ou calorias foram retirados em relação ao alimento tradicional. E ESSA INFORMAÇÃO DEVE ESTAR PRESENTE NA EMBALAGEM.
- Olhe sempre os rótulos dos produtos e compare com os alimentos convencionais, para ver se vale a pena comprá-lo, pois geralmente esses produtos são mais caros e você poderá estar gastando muito mais por um alimento, sem que haja a necessidade de ser substituído.
E por fim, importante lembrar que esses