Plano de carreira
(e/ou DE NEGÓCIO)
O modelo aqui apresentado é genérico, e pode sofrer as modificações necessárias para adequar-se às especificidades das necessidades individuais. Um modelo para planejamento de carreira ou de negócio tem como principais objetivos:
• desenvolver nas pessoas um espírito crítico com relação a seu comportamento diante da carreira ou do negócio pretendido;
• estimular e dar suporte a um processo de auto-avaliação, visando ao planejamento individual de sua carreira ou negócio;
• oferecer uma estrutura para reflexão das pessoas sobre sua realidade profissional e pessoal;
• disponibilizar ferramentas para desenvolver objetivos de carreira e de negócios e planos de ação e para monitorar as oportunidades do mercado.
Um modelo que sintetiza de forma genérica as proposições de diversos autores para planejamento de carreira, e que pode ser extrapolado para o planejamento preliminar de um negócio, é apresentado por London e Stumph (1982). Segundo esses autores, o planejamento de carreira depende de três tarefas de responsabilidade do indivíduo:
1. Auto-avaliação - avaliação de suas qualidades, interesses e potencial para os vários espaços de atuação proffisional;
2. Estabelecimento de objetivos de carreira (ou negócio) - identificação de objetivos de carreira (ou negócio) e de um plano realista baseado na auto-avaliação e na avaliação das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.
3. Implementação do plano de carreira - obtenção da capacitação e acesso às experiências profissionais necessárias para competir pelas oportunidades e para atingir as metas desejadas.
Esses autores afirmam que as pessoas podem conduzir seu planejamento de carreira (ou de negócio) de várias formas; duas preocupações, porém, são essenciais:
(a) formar uma visão realista, clara e apurada de suas qualidades, interesses e inclinações pessoais e,
(b) estabelecer objetivos e preferências