Nutrição
Camila Guimarães Martins III
Parte 1 - Atividade Física
Atividade Física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. E exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final ou intermediário aumentar ou manter a saúde/aptidão física.
Exercício aeróbico: o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). Alguns exemplos são caminhar, correr, andar, pedalar
Exercícios anaeróbicos: utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio (daí o termo anaeróbio). É um exercício de alta intensidade e curta duração, envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.
A criação de um hábito de vida saudável e ativo já na infância poderá diminuir a incidência de obesidade e doenças cardiovasculares na vida adulta, além de favorecer o aumento de massa óssea e, conseqüentemente, diminuição do risco de se desenvolver osteoporose, principalmente nas mulheres.
A atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.
Atualmente o adulto jovem tem visado a atividade física voltada à promoção de saúde, bem estar físico.
A atividade física ao longo da gravidez garante à futura mamãe junto ao seu bebê estejam saudáveis, se amando mais a