tendencias 2013
1. PRESUMERS & CUSTOWNERS
"Os consumidores vão abraçar ainda mais formas de participar do financiamento e (pré) lançamento de novos produtos e marcas."
2013 verá consumidores entusiasmados abraçando dois inovadores modelos de “consumo”: tornando-se PRESUMERS e CUSTOWNERS.
PRESUMERS gostam de se envolver, alavancar, financiar e promover produtos e serviços antes que eles sequer existam. Graças a incontáveis novas plataformas de crowdfunding e novas tecnologias de manufatura cada dia mais acessíveis (e um crescente culto global ao empreendedorismo em geral), os próximos 12 meses irão suprir os desejos destes consumidores.
Não é de admirar que as cifras gastas por PRESUMERS em plataformas de crowdfunding passaram de apenas USD 530 milhões em 2009, para USD 1,3 bilhões em 2011 e USD 2,8 bilhões em 2012. (Fonte: Massolution/The Economist, maio 2012)
Para mais insights, dê uma olhada no nosso Trend Briefing recente dedicado a PRESUMERS »
O que vêm pela frente depois de PRESUMERS? Que tal CUSTOWNERS? Consumidores que deixam de lado o consumo passivo de produtos e passam a financiar e investir (quando não comprando parte) de suas marcas preferidas.
Porém, estes consumidores espertos ligados a negócios normalmente buscam retorno financeiro e emocional. Por isso mesmo apenas marcas que são acessíveis, amigáveis, honestas, confiáveis, transparentes e de alguma maneira mais “humanas” se mostrarão dignas do entusiasmo de CUSTOWNERS.
Aliás, fique de olho no US JOBS Act, que será implementado em janeiro de 2013 e pela primeira vez permite que investidores não-credenciados dos EUA possam comprar (micro) capital em startups. A empresa de pesquisas Gartner apontou para uma previsão importante: os fundos levantados pelas plataformas de crowdfunding irão subir para USD 6,2 bilhões em 2013. Um bom exemplo para outros países, não? http://www.trendwatching.com/pt/trends/10trends2013/?presumers 2. EMERGING²
1 "EMERGENTES²"
“Marcas emergentes do mundo