Nutrição na adolescência
FATIMA MIRANDA BASTOS
RAFAEL SOARES FERREIRA
STEFANY GOMES DE LIMA
NUTRIÇÃO NA ADOLECENCIA
Salvador-BA
2014
FATIMA MIRANDA BASTOS
RAFAEL SOARES FERREIRA
STEFANY GOMES DE LIMA
NUTRIÇÃO NA ADOLECENCIA
Trabalho orientado pela professora Rafaela Cajaiba, Nutrição, III semestre, FTC, como requisito avaliativo referente a nota da II unidade.
Salvador- BA
2014
1. INTRODUÇÃO
A adolescência, considerada como um período de transição entre a infância e a vida adulta, é definida pela Organização Mundial de Saúde segundo critério etário, os indivíduos entre 10 e 19 anos 11 meses e 29 dias de idade.
A maioria dos autores tem identificado o início da adolescência com o advento da puberdade, que é o início da maturidade sexual e a duração média do processo puberal é de 3-5 anos, portanto puberdade não é sinônimo de adolescência e refere-se às modificações biológicas que caracterizam a transformação do organismo infantil em adulto, como o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e a maturação sexual, assim como o estirão do crescimento. Uma ingestão insuficiente de nutrientes inibe a secreção de hormônios sexuais, impedindo ou retardando o início do desenvolvimento pubertário e até, determinando um menor ganho de altura durante este período de vida. Portanto, neste ciclo de vida é muito comum alguns adolescentes realizarem inúmeras dietas de moda para emagrecer ou ganhar massa muscular, que podem comprometer o desenvolvimento natural e adequado de um adolescente sob vários aspectos, tornando-se fundamental a importância da nutrição individualizada nesta etapa da vida, visando redução do risco de inúmeras doenças na vida adulta.
Durante a adolescência, a alimentação balanceada é tão importante quanto na primeira infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidades de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares