Nutrição na adolescência
A fase da adolescência é considerada uma fase vulnerável em termos nutricionais. Nessa fase há uma maior demanda de nutrientes para um bom desenvolvimento físico, hormonal e psicológico.
As intensas transformações físicas, psíquicas e sociais ocorridas nessa fase da vida acabam por influenciar o comportamento alimentar. A adolescência pode ser um dos períodos críticos do desenvolvimento em que mudanças fisiológicas aumentam o risco de obesidade e de sua persistência futura, pois durante a puberdade se estabelece o padrão de gordura corporal, caracterizado pelo aumento da quantidade e redistribuição de gordura.
Os distúrbios nutricionais já em idades precoces estão geralmente associados ao aparecimento e desenvolvimento de fatores de risco que podem predispor os adultos à maior incidência de distúrbios metabólicos e funcionais.
Hábitos alimentares inadequados na adolescência podem ser fatores de risco para a presença de doenças crônicas não transmissíveis, tanto na vida atual como na futura.
É comum os jovens se preocuparem com a aparência física, geralmente desejando um corpo imposto pela sociedade e mídia, assim, adotando dietas da moda, restringindo nutrientes e acarretando problemas à saúde física e mental.
O Guia Nutricional é um modelo que pode ser seguido, de fácil entendimento e juntamente com o acompanhamento de profissionais suprindo as necessidades metabólicas especificas pra cada um.
A junção de uma boa alimentação com a prática adequada de atividades físicas é altamente recomendada, o resultado será uma boa qualidade de vida aliados a uma saúde física e cognitiva.
Este trabalho tem por objetivo abordar justamente essas questões – físicas, psíquicas, cognitivas e sociais. Além disso, observar as necessidades energéticas e nutricionais para essa fase da vida, e ressaltar um nutriente indispensável para o adequado crescimento e mineralização óssea do adolescente, qual seja o cálcio.
NUTRIÇÃO E ADOLESCÊNCIA:
Guia Alimentar