nutrição na adolescência
Introdução: A adolescência é a ultima fase do período de crescimento e desenvolvimento do ciclo vital. É a fase que vai dos 10 aos 19, sendo caracterizada por intensas transformações anatômicas, psicológicas e fisiológicas. Por ser um período de crescimento acelerado a nutrição dos adolescentes deve ser apropriada,saudável e balanceada em quantidade e qualidade de nutrientes. Sendo assim se não houver um adequado suprimento de alimentos e nutrientes um organismo vivo não cresce e se desenvolve de forma adequada, podendo chegar a morrer.
É uma época na qual o individuo adquire aproximadamente 25% de sua estatura final e 50% de sua massa corporal. Ocorrem outras mudanças significativas como o deposito maior de gordura em meninas e o aumento de massa muscular em meninos. Por esse motivo, o envolvimento do adolescente com a nutrição é muito importante.
Algo importante para ser salientado é que o comportamento social dos adolescentes influencia nos hábitos e estilos de alimentação que podem ser inadequados. Exemplos disso são: as refeições irregulares, mal balanceadas,consumo excessivo de calorias vazias e dietas da moda, ou seja, feitas sem acompanhamento nutricional contribuem para a má alimentação na adolescência. Assim como na infância, os hábitos alimentares da adolescência se perpetuam durante a vida adulta.
O que são as recomendações nutricionais?
As recomendações nutricionais se referem às quantidades de energia e de nutrientes que devem conter os alimentos que serem consumidos para que satisfaçam as necessidades de quase todos os indivíduos de uma população sadia.
A energia e os nutrientes na adolescência
ENERGIA -O requerimento de energia do adolescente é definido para manter a saúde, promover um bom crescimento e permitir a pratica de atividades físicas. A elevação das necessidades de energia é determinada pelo aumento da massa corporal magra, e não pelo acréscimo no peso corporal, com o seu conteúdo variável de gordura.