Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos
Diretora: Cecília Coelho
Professora: Flávia Guedes
Aluno: Phelipe Augusto
Data: 01/12/2014
Serie: 7°ano
Foi realizada de 13 a 16 de maio de 2014, em Brasília, a Oficina Nacional de Consolidação do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos (PAN Tubarões).
O evento, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio -, contou com a participação de representantes dos diferentes órgãos governamentais, sociedade civil, organizações não governamentais e universidades, totalizando 30 participantes.
O objetivo da oficina foi consolidar, de forma participativa, a matriz de planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos, com ações tangíveis e pragmáticas que reflitam uma melhoria na conservação das espécies e ambientes na área abrangida pelo PAN e com o estabelecimento de compromissos para sua implantação até julho de 2019. Além disso, a oficina também teve como objetivo construir a matriz de metas e indicadores do PAN Tubarões e consolidar o Grupo de Assessoramento Técnico para o acompanhamento do Plano.
O PAN Tubarões tem como objetivo geral, mitigar os impactos sobre as espécies de elasmobrânquios marinhos ameaçadas de extinção no Brasil e seus ambientes, para fins de conservação em curto prazo. Para alcançar o mesmo, foram validados nove objetivos específicos e 67 ações.
Este plano de ação está sob a coordenação do Analista Ambiental do CEPSUL, Jorge Eduardo Kotas. Ele e mais 19 especialistas de instituições diversas, compõem o Grupo de Assessoramento Técnico que será responsável pelo monitoramento do andamento das ações.
Brasília (02/05/2013) – A IV Oficina do Plano de Ação Nacional (PAN) de Conservação dos Elasmobrânquios Marinhos, que acaba de ser promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), definiu um conjunto de medidas de proteção para as espécies de