Nutrição humana
A nutrição humana é uma ciência que se ocupa do estudo dos processos relacionados à obtenção de nutrientes pelos seres humanos através da alimentação.
A via comumente utilizada para a alimentação humana é a boca. Além da alimentação por boca, um indivíduo pode utilizar a via enteral ou parenteral. Lança-se mão destas vias alternativas geralmente em situações especiais, onde não se pode não se deve ou não se quer comer de forma habitual.
No Brasil se ganha o título de nutricionista após conclusão de programa de graduação em nutrição humana com duração de 4 a 5 anos.
Atualmente no Brasil o médico após o término do seu curso de graduação em medicina com duração de seis anos pode optar por tirar o curso de residência médica em nutrologia com duração de dois anos, concentrando o foco da sua atenção à nutrição humana.
Nutrientes principais
O corpo humano (e o dos seres vivos em geral) é formado essencialmente por moléculas em que os elementos principais são o carbono, o oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio. Por essa razão, os nutrientes mais importantes são os que contêm esses elementos e que, por reações enzimáticas irão fornecer energia e matéria para o funcionamento do organismo: * Carboidratos ou açúcares e seus polímeros * Proteínas e aminoácidos * Lipídios, isto é, todo tipo de gordura
Micronutrientes
O corpo humano não é um sólido compacto: todas as reações químicas se dão numa solução aquosa, com uma composição muito próxima à da água do mar e o transporte de nutrientes e de oxigênio para as células é feito pelo sangue. Por essa razão os “micronutrientes”, de fator, têm um papel essencial na vida. Entre estes, incluem-se: * A água; * Minerais, geralmente na forma de sais, ou íons, incluindo o sódio e o cloro, principais componentes da água do mar, e outros em menores quantidades, mas igualmente essenciais, como o ferro, que dá a cor vermelha ao sangue; e * Vitaminas, que são compostos orgânicos essenciais ao