Nutrição Humana
Nutrição humana é a ciência que estuda os nutrientes e outras substâncias alimentícias e a forma na qual o corpo as assimila.
O nosso organismo realiza, a cada segundo, milhares de diferentes reações químicas no interior de seus diferentes órgãos e tecidos. Nessas reações estão incluídas as ações específicas de incontáveis enzimas, hormônios e mediadores químicos da transmissão dos impulsos nervosos. Há ainda todas as reações de síntese e desdobramento das mais variadas substâncias que continuamente assimilamos ou eliminamos. O conjunto de todas essas transformações químicas que ocorrem num ser vivo é chamado de metabolismo geral. Metabolismo (do grego “metábole”, que significa “mudança, troca”) é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação (ou decomposição) das células. Como o metabolismo basal, é o conjunto de reações químicas para manter o organismo vivo. Também para exercer atividades físicas, atividade intelectual, pratica reprodutivas, ingestão, digestão e respiração. Para manter um metabolismo equilibrado, o organismo deve obter continuamente os chamados nutrientes, substâncias fornecidas pelos alimentos, os quais precisam ser consumidos em quantidade e variedade adequadas. Uma vez digeridos os alimentos, os seus nutrientes são absorvidos e distribuídos para todos os tecidos. Alguns nutrientes são usados para a construção e a reparação da matéria viva; outros são desdobrados para a liberação da energia às atividades vitais.
Nosso organismo se constrói em diversos sistemas corpóreos. São eles: sistema digestório, o respiratório e o circulatório. Nas pessoas saudáveis, eles devem funcionar, em total sincronia, como numa linha de produção. Para isso, é necessário que ocorra uma interdependência entre eles.
Digestão: Tem a finalidade de transformar as moléculas dos alimentos em outras, pequena, simples e solúveis. As proteínas são