Tipos de Conhecimentos Epistemologicos
a- Mítico:
Baseia- se em explicações para determinados fenômenos da imaginação das pessoas numa determinada comunidade e que têm por função da sentido a tudo o que na natureza parece estranho e que foge do domínio do homem.
Segundo Marilena Chaui, “mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, das animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).” (pág.28) “ Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.” (pag.28) b- Teológico:
Refere- se ao conhecimento das verdades reveladas pela sabedoria divina. É o conhecimento de Deus através de suas revelações. Pertencendo a uma dimensão sobrenatural, o conhecimento do que é divino e só pode ser alcançado através da fé. c- Artístico/ estético:
É tudo aquilo que pode ser percebido pelos cinco sentidos e dos sentimentos causados por estes. O estético é parte da experiência sensorial, da sensação, da percepção sensível, para chegar a um resultado que não apresenta a mesma clareza e distinção da lógica e da matemática, onde o seu principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte, ou seja, tendo como finalidade o belo.
d- Filosófico:
É aquele que pretende investigar a coerência lógica com que o homem interpreta o mundo e da sentido às suas ideias. Não a importa a filosofia saber apenas como o mundo é, mas como ele deveria ser. e- Empírico ou senso comum:
O senso comum consiste em uma série de