sociologia
ESCOLA:
O ENSINO E A PROBLEMÁTICA DOS
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
SOBRE O CONTEÚDO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA:
O ENSINO E A PROBLEMÁTICA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
Resumo
Este trabalho focaliza uma das dimensões essenciais do processo escolar capitalista: as condições de produção e de apropriação do conhecimento científico pelos estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, o desafio é refletir sobre as tessituras internas dos processos de conhecimento e de aprendizagem da Sociologia na escola. Para caracterizar essa discussão, este objeto trata de investigar a “realidade” desta disciplina no campo escolar, e considerando toda sua natureza ontológica e epistemológica, propõe-se analisar os seus fundamentos, validade, limites e possibilidades. Com efeito, pressupõe-se que a partir da problemática dos obstáculos epistemológicos que se impõem nas práticas pedagógicas, abre-se uma possibilidade teórica de estabelecer algumas definições pertinentes à Sociologia do Conhecimento Escolar a fins de avançar na análise da tríade ensino – aprendizagem – conhecimento de Sociologia no Ensino Médio.
Palavras-chave: Sociologia no Ensino Médio – Conhecimento científico – Ensino/Aprendizagem – Obstáculos epistemológicos.
1. Considerações preliminares acerca do problema
Talvez, para que nossas posições possam soar com mais clareza, é preciso antes de tudo, fazer uma digressão no caminho que nos conduziu até elas. Durante os últimos quarenta anos, a partir do marco inaugurado pela obra “A reprodução” de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (1970), os debates que cercam de perto os elemento de crise dos sistemas educacionais, principalmente o processo de escolarização, tem colocado aos cientistas preocupados com o campo educacional não apenas as reflexões exclusivamente referentes as políticas públicas, mas também o desafio de sugerir novos referenciais teóricos para compreensão da questão escolar. Esse período