Empresa
1 Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável
1.1 Aspectos históricos
Há mais de 10 mil anos, com o surgimento das primeiras cidades e, portanto, o aumento populacional, houve grandes impactos no meio ambiente. No século XVIII, a Revolução Industrial promoveu um crescimento econômico, porém desordenado, em que se utilizavam grandes quantidades de energia e recursos naturais, degradando o meio ambiente. A Revolução Industrial trouxe uma alta concentração populacional com excesso de consumo de recursos naturais, provocando contaminação do ar, do solo e das águas, além de desflorestamento.
Na segunda metade do século XX houve uma intensificação do crescimento econômico mundial, agravando os problemas ambientais e tornando‑os visíveis.
Um encontro fundamental com o objetivo de delinear estratégias para o enfrentamento dos problemas ambientais aconteceu na Itália, em 1968, chamado Clube de Roma. Teve por finalidade promover novas iniciativas e novos planos de ação, e nele se produziu (em 1972) um relatório chamado “Limites do Crescimento” (prevendo um desastre ecológico nos próximos
100 anos).
Em 1972, houve a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, na cidade de Estocolmo, na Suécia, na qual foram lançados os primeiros passos para o conceito de desenvolvimento sustentável, que podemos entender como: a harmonia entre desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente.
O vínculo entre a proteção ao meio ambiente e o combate à pobreza foi um avanço importante para a compreensão do real papel do meio ambiente no processo de desenvolvimento.
Um dos escopos do desenvolvimento sustentável é a produção de bens e serviços à procura de um mercado consumidor. No entanto, temos hoje um culto ao consumo e a criação de interesses desnecessários, resultados de um marketing distorcido.
Assim, é preciso utilizar‑se de tecnologias limpas, com menos consumo de matéria e energia, menor quantidade de resíduos e maior