Relatório de fisica
Com esse experimento vai ser possível observar o como funciona, a corrente elétrica no decorrer de um tempo que será mensurado , realizando medições através de um processo de carga e descarga de um capacitor, utilizando e não utilizando em resistor. Assim podendo determinar a capacitância do componente analisado como também o valor da resistência equivalente. Com esses dados será possível realizar curvas de tensão com relação ao tempo.
Objetivo
Através de um processo de carga e descarga de um capacitor determinar a capacitância em um circuito elétrico.
Com os dados obtidos montar curvas em um gráfico com a tensão em função do tempo.
Fundamentos Teóricos
Capacitor;
Um Capacitor ou Condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica é muito usado em circuitos elétricos este aparelho é destinado a armazenar cargas elétricas e é constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor.
Costuma-se dar nome a esses aparelhos de acordo com a forma de suas armaduras. Assim temos o capacitor plano, capacitor cilíndrico, capacitor esférico, etc. O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes o próprio ar.
A quantidade de carga armazenada na placa de um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre as placas. O quociente entre carga (Q) e diferença de potencial (U) é então uma constante para um determinado capacitor e recebe o nome de capacitância (C).
Quando o capacitor possui um isolante elétrico entre suas placas, sua capacitância aumenta. Este isolante dificulta a passagem das cargas de uma placa à outra, o que descarregaria o capacitor. Dessa forma, para uma mesma diferença de potencial, o capacitor pode armazenar uma quantidade maior de carga.
Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas