12 43 20 831 6642 1 PB
ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO
Franciele Catelan Cardoso1 - Unijuí
Resumo: O entendimento das maneiras de ocupação do espaço, localização e visualização, bem como o deslocamento de objetos nesse espaço são competências de caráter geométrico que o ser humano necessita utilizar cotidianamente. Os saberes relacionados ageometria desenvolvem competências que facilitam a convivência dos sujeitos no espaço bem como a sua interpretação. Porém dados estatísticos das avaliações oficiais de desempenho de estudantes revelam que eles encontram dificuldades nesse campo do saber matemático. Diferentes estudos tentam explicar esse fracasso e contribuir para uma melhoria desses indicadores.
Nesse texto, elaborado a partir de leituras, reflexões e discussões realizadas durante o ano de 2012,em uma disciplina do Curso de Mestrado em Educação de um Instituição do interior do RS, buscareitrazer alguns indicadores que podem estar interferindo no ensino e aprendizagem da geometria,visando entender os obstáculos envolvidos nesse processo sob um enfoque epistemológico, partindo da teoria de Raymond Duval sobre registros de representação semiótica.
Palavras-chave: Epistemologia; Geometria; Registros de Representação Semiótica.
Considerações iniciais
A matemática é uma das mais antigas ciências e se constituiu em uma rede de conhecimentos de grande valia para o homem viver na sociedade contemporânea. Além disso, o processo de ensino da matemática desenvolve aspectos cognitivos importantes para que oser humano seja capaz de atribuir conceitos, raciocinar, interpretar e resolver problemas que se apresentam em diversas situações da vida cotidiana e profissional.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (1998)- destacam a importância dos saberes inerentes a matemática para o cidadão entender e atuar no mundo, reiterando ainda que o conhecimento dessa área do saber se consolida como produto da construção humana a partir das relações que