Nutrição Humana
Digestão
Os alimentos são substâncias que ingerimos periodicamente, necessários a nossa sobrevivência. Eles fornecem o material para o crescimento e a recuperação do organismo, bem como energia para a execução das várias funções biológicas. Para serem aproveitados, os alimentos necessitam de uma série de transformações, que denominamos digestão. Essas transformações são ocasionadas pela ação dos sucos digestivos e suas enzimas.
Na saliva é encontrado o tiocianato de potássio, que tem ação bactericida. O ácido clorídrico do suco gástrico abaixa o pH no estômago para 2,0, favorecendo a ação da pepsina.
O fígado produz um fermento chamado bile, que atua sobre o quimo, como uma espécie de detergente, emulsificando a gordura, transformando-a em finíssimas gotículas, facilitando a ação das lipáses. A bile não tem enzima e sim sais biliares (tauracolato e glicolato de sódio) e bilerrubina.
SALIVA + ALIMENTO = BOLO ALIMENTAR
BOLO ALIMENTAR + SUCO GÁSTRICO = QUIMO (quimificação)
QUIMO + SUCO PANCREÁTICO + SUCO ENTÉRICO + BILE = QUILO (quilificação)
O quilo é o produto final da digestão, contendo substâncias capazes de serem absorvidas pelo intestino delgado e passar à corrente sangüínea.
Monossacarídeos e aminoácidos são absorvidos pela parede intestinal e transportados pela corrente sangüínea aos tecidos. A gordura é absorvida pelas paredes do intestino, indo para os vasos linfáticos, encarregados de transportá-las à corrente sangüínea.
A química da digestão
Sucos digestivos
Enzimas e outros produtos
Alimentos que sofrem ação
Saliva
Amilase salivar amido Suco gástrico
HCl. pepsina e renina proteínas Suco pancreático
Amilase, Tripsina e Lipase
Amido, lipídios e dproteínas
Suco entérico
Erepsina. lipase, maltase, sacarase e lactase amido, lipídio, proteína, maltose e sacarose
Bile
Bilirrubina e sais biliares
Lipídios
Produto Final da Digestão
Proteínas = (estômago e duodeno) aminoácidos
Lipídios =