O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS GRANDES MARCAS
ALUNO: DANIEL HENRIQUES DE MORAES
MATRICULA: 20121020223
O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS GRANDES MARCAS
Respondendo esta pergunta com uma curiosidade particular, sempre me chamou atenção o nome da marca de sorvete Häagen-Dazs, que por surpresa, é uma empresa americana. Os empreendedores donos da marca avaliaram que os sorvetes escandinavos eram os melhores e mais apreciados pela população americana, e assim, pegando carona no nome sugestivo, inauguraram o serviço com o nome escandinavo e material genuinamente americano, podemos dar o nome a essa ideia como foreign branding. Se abrirmos ma revista em um anuncio clássico, já podemos perceber o “Naming”, ou o nome da marca, no composto comunicativo, exerce a função persuasiva ou mais fácil, temos que comunicar com uma palavra só, ou no máximo duas, ou até com letra e número.
Por trás de toda marca, há um produto ou serviço de excelência, apoiado por inteligentes ações de marketing. Na construção de marcas bem-sucedidas, há sempre um cuidadoso planejamento e vultuosos investimentos no longo prazo. Se a marca é capaz de identificar produtos ou serviços e diferenciá-los dos concorrentes, o branding é o processo que atribui a este produto ou serviço o poder da marca. Como em última análise, instalando na mente dos consumidores uma imagem, uma entidade perceptiva que diga ao consumidor quem é o produto. Em outras palavras, a força e o poder de uma marca está na mente dos steakeholders que a veem.
Assim, surge o conceito de Brand Equity que é o valor agregado atribuído a produtos e serviços, o qual pode se refletir na atitude dos consumidores em relação á marca, assim como em market share, preços e lucratividade. Além disso, é um importante ativo intangível que representa valor psicológico e financeiro para a empresa (kotler e Keller,2006).
O Brand Equity de uma empresa é avaliado de diversas formas, inclusive de acordo com a mensuração da força da marca. Um dos modelos