nutriçao
a) Colheita: Observar o ponto de maturação específico para cada espécie e variedade, tendo em vista os produtos a serem elaborados.
b) Transporte: O tempo decorrido entre a colheita e o processamento afeta sobre maneira a qualidade do produto final, por esta razão o transporte da matéria-prima deve ser feito o mais rápido possível.
c) Seleção: Tem por finalidade separar as impurezas ou matérias-primas de qualidade inferior como defeituosas, verde, manchadas ou de coloração diferente, para permitir o processamento com matéria-prima de qualidade;
d) Limpeza e lavagem: Frutas e hortaliças quando chegam nas indústria trazem uma carga grande de impurezas, microrganismos e terra acumulada durante a colheita e/ou transporte.
e) Classificação: a classificação é uma das etapas mais importantes no resultado final da conserva e/ou compotas. Classifica-se quanto ao tamanho, ponto de maturação, coloração, ausência de defeitos e manhas, etc.
TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS:
O século XX não foi marcado apenas por avanços em tecnologia. As mudanças econômicas e sociais, inclusive o crescimento da população, mudaram profundamente as relações e os meios de produção no campo. O crescimento populacional trouxe o problema de aumento de produção, e a mudança da população do campo para as cidades com consequentes mudanças nos hábitos alimentares, a necessidade de preservação dos alimentos por períodos maiores.
As frutas e hortaliças podem ser utilizadas como matéria prima na confecção de doces, compotas, geléias, concentrados e xaropes, assim como na fabricação de sucos e bebidas fermentadas.
A conservação de frutas e hortaliças para processamento pode ser feita de várias maneiras, dependendo do produto que se deseja obter.
TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS:
f) Descascamento: Pode ser realizado de várias maneiras: manual, mecânico,vapor,abrasão,etc.
g) Branqueamento: Neste tratamento, o produto passa