nutriçao
Definição de Alimentos Reguladores
Os alimentos reguladores são basicamente alimentos de origem vegetal. Eles são chamados de alimentos reguladores por fornecerem ao organismo vitaminas e minerais que regulam o seu funcionamento.
Os alimentos reguladores são ricos em fibras e água e, por isso, também são capazes de manter o corpo saudável. Eles também são ricos em minerais e vitaminas que melhoram a capacidade do corpo de se proteger de doenças comuns, como a anemia ou queda de cabelo, por exemplo, e até mesmo de doenças virais oportunistas como a gripe.
Exemplos de Alimentos Reguladores
Os alimentos reguladores são as frutas e hortaliças representados na pirâmide alimentar. Eles representam o segundo grupo de alimentos, que devem ser consumidos em maior quantidade, logo após o pão, cereais, arroz e massa, que são a base mais larga da pirâmide alimentar.
Alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas, e por isso reguladores, são:
Cenoura, milho, tomate, alface, beterraba, couves, brócolis, abobrinha, pimentão ou chuchu
Morango, banana, laranja, abacate, uva, ameixa , tangerina, caqui ou abacaxi
Deve-se ingerir de 2 a 4 porções de frutas e de 3 a 5 porções de hortaliças diariamente, para fazer uma alimentação equilibrada e rica em alimentos do grupo dos reguladores.
Uma porção de hortaliças pode ser um prato de sobremesa de alface ou 4 colheres de sopa de cenoura ou beterraba cozida, por exemplo. No caso das frutas, 150ml de suco de frutas pode ser considerado uma porção ou 4 colheres de sopa de salada de frutas ou ainda 1 fatia média de mamão ou uma pera média (120g).
Função dos Alimentos Reguladores
Os alimentos reguladores têm a função de manter o corpo bem hidratado, a pele hidratada e resistente a infecções (fúngicas, por exemplo), o intestino funcionando bem, sem apresentar prisão de ventre ou diarreia, o cabelo bem nutrido e brilhante, sem apresentar queda, assim como as unhas sem fungos e com bom