nutricao
Como no caso de muitas doenças, é melhor prevenir do que tratá-las, isto é particularmente verdade no caso da malária. Se vai viajar para uma zona onde as infecções de malária são prevalentes, a ameaça de infecção é real e por isso a profilaxia da malária deve ser levada muito a sério antes de viajar. Existem vários métodos diferentes para a profilaxia da malária, mas os métodos mais utilizados consistem no uso de medicamentos antes e depois da sua viagem para um país onde existe uma ocorrência elevada do parasita da malária. Contudo, apesar de o uso do medicamento ser aconselhado, existem também outras medidas que podem ser adoptadas em conjunto com o tratamento para evitar que apanhe o parasita.
Tratamentos para a profilaxia da malária
Existem diferentes tipos de medicamentos que podem ser tomados para prevenir a malária: os três principais tipos recomendados são o Paludrine/Avloclor, a Doxiciclina e o Malarone. Estes tratamentos são também conhecidos como antimaláricos. Contudo, é importante que tome o medicamento certo, uma decisão que pode ser influenciada pelo destino de viagem. Isto deve-se ao facto de alguns parasitas da malária terem desenvolvido imunidade contra alguns dos tratamentos da malária mais frequentemente utilizados como a cloroquina, contida no Paludrine/Avloclor.
MalaroneDoxiciclinaPaludrine/AvloclorPode ser usado em todas as áreas de malária Pode ser usada onde quer que a malária esteja presente Recomendado principalmente para viajar para a Índia, Médio-Oriente e América do Sul.
Evitar as picadas como profilaxia da malária
Mesmo que esteja a receber tratamento para a profilaxia da malária, é também aconselhado que tome precauções adicionais para evitar ser picado. A maioria das áreas de malária estaá equipada com redes de mosquitos, mas dependendo do seu destino, pode ser uma boa ideia investir numa antes de viajar. Estas não ocupam muito espaço e são relativamente fáceis de montar.
Deve também informar-se