Nutri o Humana omega 3 e 6
Importância nutricional do consumo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
1- Quais os principais alimentos fontes de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Ômega 3- peixes como (atum, anchova, carpa, arengue, salmão, sardinha)
Ômega 6- óleo de milho, óleo de soja, óleo de girassol, leite, carne animal.
2- A alimentação atual fornece quantidades maiores de ácidos graxos ômega 6 ou 3?
Hoje em dia as pessoas costumam consumir uma quantidade bem maior de ômega 6 do que ômega 3, podendo causar um desequilíbrio no organismo. Esse desequilíbrio pode atuar no organismo de diversas maneiras. Muitas de suas consequências são registradas pela literatura médica como: arteriosclerose, Alzheimer, doença cardíaca coronária, trombose, vários tipos de câncer, elevação da PA, elevação dos triglicerídeos no sague, asma, psoríase, colite ulcerativa, doenças ósseas, entre outras.
3- O consumo atual de ácidos ômega 6 está relacionado ao aumento das doenças cardiovasculares na população?
Sim, pelo fato dos alimentos fonte de alimentos ômega 6 serem mais suscetíveis a gordura e hoje em dia a população ingere com mais frequência alimentos desse tipo, por serem mais saborosos, mais rápidos no consumo e mais em conta no mercado.
4- O consumo de ácidos graxos ômega 3 ajuda no controle de alguma doença?
Sim. Ômega 3 são excelentes para o bom funcionamento do cérebro e por isso podem ser usados para melhorar a memória, sendo favorável aos estudos e trabalho. No entanto, estes alimento0s também podem ser utilizados como complexo terapêuticos da depressão e até no tratamento de inflamações crônicas, como tendinite. Apresenta benefícios, na diabetes tipo 2, entre outros.
5- Qual é a relação adequada para o consumo de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Bom equilíbrio entre as quantidades de ômega 6 e ômega 3 na alimentação é recomendada a razão de (5:1) podendo chegar até (10:1). Entretanto, devem estar associados a uma alimentação bem planejada, pensando nos aspectos entre consumo e gastos de