Trabalho de química
[pic]
Na composição do cigarro existem muitas substancias que são nocivas ao organismo, principalmente o pulmão. Os ingredientes do fumo do cigarro são: acetaldeído, acetona, ácido cianídrico, acroleína, alcatrão, amoníaco, arsênico, benzopireno, butano, DDT, dietilnitrosamina, fenol, formol, mercúrio, metanol, monóxido de carbono, naftalina, nicotina, níquel, pireno e polônio. Agora conheça um pouco de cada um deles.
Acetaldeído: Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca. Acetona: Solvente inflamável. Ácido cianídrico: Cianeto altamente venenoso que bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue.
Acroleína: Componente que provoca o mau hálito na boca. Alcatrão: Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento do vício. Ele obstrui as vias respiratórias. Amoníaco: Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza. Arsênico: Componente altamente nocivo - veneno puro. Benzopireno: Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague. Butano: Gás incolor, inodoro, mas altamente inflamável. DDT: Agrotóxico. Dietilnitrosamina: Causador de lesões hepáticas. Fenol: Ácido carbólico que corrói e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado seria mortal! Além de ser corrosivo afeta também o nosso sistema nervoso central.
Formol: Formaldeído. Mercúrio: Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago. Metanol: Álcool metílico usado como combustível de foguetes e