237478 Lubrifica O MEF3N

807 palavras 4 páginas
Lubrificantes e Lubrificação

Composição química do petróleo
O petróleo é constituído quase inteiramente por carbono e hidrogênio em várias combinações químicas (hidrocarbonetos).
Dependendo dos tipos de hidrocarbonetos predominantes em sua composição, o petróleo pode ser classificado em base parafínica e base naftênica. No caso de não haver predominância de um tipo de composto sobre o outro, o petróleo é classificado como base mista.
Certas características físico-químicas do petróleo, como fluidez, cor e odor, podem variar em função de sua composição e do local extraído.
A figura abaixo classifica os derivados de petróleo, de acordo com o número de carbonos.

Classificação quanto ao estado








físico:

Gasosos: ar
Líquidos: óleos em geral (têm excelente penetração entre as partes móveis)
Semi-sólidos: graxas
Sólidos: grafita(370°C), talco, (resistem a temperaturas e pressões altas;inertes quimicamente; forte aderência a metais) Classificação quanto a origem:

1.
2.
3.




Óleos minerais: a partir do petróleo
Parafínicos: 90% alcanos
Naftênicos: alcanos e 15 a 20% ciclanos
Aromáticos: alcanos e 25 a 30%aromáticos
Óleos vegetais: soja, girassol, milho e outros
Óleos animais
Óleos sintéticos: silicones, ésteres, resinas, glicerina. Feitos em laboratório para situações especiais e extremas. São caros.

* Óleos vegetais e animais se oxidam facilmente, quando em lubrificantes têm a função de aumentar a oleosidade do produto final aumentando sua eficiência. * Óleos sintéticos são caros e por isso são utilizados apenas em casos específicos
* Óleos minerais são os mais usados

Descrição
Nas refinarias, o petróleo é processado e uma grande quantidade de subprodutos é obtida. Algumas das refinarias possuem unidades especiais para tratamento e processamento destes subprodutos que depois de tratados serão denominados “óleos básicos”. Os óleos básicos são a matéria-prima principal para a produção dos diversos tipos de lubrificantes. Os básicos obtidos do

Relacionados