A dificuldade de inserc a o dos pai ses Leste Europeu na UE

277 palavras 2 páginas
NOMES: Larissa Bomfim e Gabriela da Silva Nº: 20 e 16 3ºEM

A dificuldade de inserção dos países Leste Europeu na UE

O Leste Europeu, ou Europa Oriental, é composto por 22 países, mas apenas metade faz parte da União Europeia, isso porque a dificuldade de inserir esses países no grupo é enorme devido a fatores sociais, políticos e econômicos.

A maioria dos países do Leste Europeu foram fortemente influenciados pela antiga União Soviética (hoje Federação Russa), vivendo décadas isolados da parte Ocidental da Europa, o que era chamado de “Cortina de Ferro”, a barreira ideológica, política e militar que separava capitalistas e socialistas, por isso ainda hoje é perceptível a forte herança socialista presente nessa região. A Guerra Fria também se torna uma grande barreira entre a Europa Oriental e Ocidental, já que durante essa guerra os dois lados da Europa se tornaram rivais.

A região Leste também sofre com fortes regimes ditatoriais, como é o caso de Bielorrússia, Ucrânia e Albânia, além disso há uma reorganização dos países que antes faziam parte da URSS. No aspecto geopolítico e econômico, o Leste Europeu é considerado a "parte pobre" da Europa, pois enquanto no Ocidente aconteciam as navegações, as ideias iluministas e a revolução industrial, o Oriente ainda estava preso aos sistemas feudais e impérios arcaicos.

As condições de vida em muitos desses países podem ser comparadas a de outras nações em desenvolvimento e ainda existem muitos problemas e crises para serem resolvidas, como a atual crise ucraniana, mas principalmente há um abismo histórico e ideológico entre essas nações, que precisam se reaproximar para que haja um acordo e a inserção e assim a unificação da Europa.

Relacionados

  • Fernandoz
    96511 palavras | 387 páginas