Nutrigenomica
TAMIRES NASCIMENTO COSTA
NUTRIGENÔMICA
SOROCABA
2013
TAMIRES NASCIMENTO COSTA – A76149-7
NUTRIGENÔMICA
Orientadora: Prof.ª Ana Célia Ayres Delosso
SOROCABA
2013
Conteúdo
RESUMO
O conceito da interação entre gene e dieta descreve o efeito de um componente do alimento sobre um determinado fenótipo, que pode variar devido ao polimorfismo genético. Isto é, a variação genética faz com que os nutrientes e outros compostos dos alimentos tenham interações distintas e por isso, produzem um fenótipo diferente (ORDOVAS; CORELLA, 2004).
A Nutrigenômica considera os estudos de interação funcional e dos componentes dos alimentos com o genoma, no nível molecular, celular e sistêmico, e tem por finalidade auxiliar a prevenção e o tratamento de doenças, por meio da alimentação. "Essa ciência sugere que todas as soluções para se viver mais e melhor estão em um cardápio alimentar capaz de interferir na atuação dos genes de cada pessoa. Como o genoma de cada indivíduo é único, cada pessoa terá uma dieta personalizada", indica Lucia Regina Ribeiro. Na prática, os alimentos passariam a ser receitados, literalmente, como remédios. "Porém, para que isso se torne realidade, é preciso, antes, que se entenda melhor de que forma os compostos bioativos dos alimentos interagem com nosso genoma." Para isso, é preciso decifrar o código genético de cada indivíduo (REVISTA VIVA SAÚDE, 2010).
1. introdução
A genômica nutricional promete revolucionar a forma como pensamos e conduzimos a saúde humana nos próximos anos. Considerando que a resposta a intervenções nutricionais é dependente de variantes genéticas, podemos imaginar que práticas de intervenção e educação nutricional podem ser mais bem adequadas para atender indivíduos e/ou populações específicas (SAMPAIO, 2009).
Haverá