Nutrigenômica
Aconteceria da seguinte forma, ao consultar um profissional da saúde, por exemplo, um nutricionista, você levaria o seu mapa genético que mostraria exatamente como seu organismo responde a cada tipo de nutriente, e assim seria possível a produção de uma dieta exclusiva para seu corpo. Os avanços nas pesquisas dessa área estão crescendo cada dia mais, e isso se tornará uma realidade num futuro próximo, afirmam muitos cientistas e profissionais da área. Para que isso ocorra então é preciso decifrar o código genético de cada pessoa, pois ele contém as informações necessárias para guiar a manutenção do corpo através da alimentação.
O surgimento de muitas doenças crônicas está ligado à alimentação, como hipertensão, diabetes e obesidade. O papel da Nutrigenômica é identificar os genes que, se ativados, levariam a desencadear o processo do surgimento de tais doenças. E indicar que a pessoa coma alimentos que impeçam essa ativação, e deixem de comer alimentos que poderiam ativar esses genes.
Os alimentos seriam receitados assim como remédios, e o uso de remédios químicos seria drasticamente diminuído o que é um ponto positivo para a saúde das pessoas, já que o uso frequente de remédios não faz bem. Pois o corpo fica recebendo doses diárias de compostos artificiais que à longo prazo podem atrapalhar o seu funcionamento.
As pessoas que sofrem de obesidade, por exemplo, não precisariam recorrer logo a uma cirurgia, que é a forma mais rápida de se perder muita gordura, mas também agressiva e cheia de riscos. Se souberem exatamente o que comer, aliando à