Numeros adimensionais
NUMEROS ADIMENSIONAIS TÍPICOS
Entre as grandezas mais frequentes nos fenômenos da mecânica dos fluidos, temos:
Massa específica ()
Velocidade característica (v)
Velocidade do som (c)
Aceleração da gravidade (g)
A combinação dessas grandezas origina-se quatro adimensionais que, devido a sua frequente presença no estudo da mecânica dos fluidos, possuem nomes próprios. Cada um desses adimensionais representa uma relação entre forças de origens diferentes, que agem no escoamento de um fluido.
(A) Número de Reynolds (Re)
O número de Reynolds é proporcional ao quociente das forças de inércia e viscosas do escoamento.
O movimento em tubos pode ser LAMINAR ou TURBULENTO.
Quando Re é menor que 2.000, é laminar;
Quando Re é maior que 2.400, é turbulento;
Isso significa que as turbulências denotam um predomínio das forças de inércia sobre as forças viscosas, enquanto que no laminar a predominância das forças viscosas não permite agitações, e, portanto, não permite aceleração das partículas. Assim podemos concluir que, quanto maior foi i número de Reynolds, menos será o efeito das forças viscosas no conjunto de forças que agem no fluido.
(B) Número de Euler
Também chamado de coeficiente de pressão, esse numero indica a relação entre as foras de pressão(Fp) e as forças de inércia do escoamento de um fluido.
Um exemplo de engenharia de aplicação de número de Euler:
CICLONES: São dispositivos de simples fabricação e operação, que são capazes de mover com eficiência partículas relativamente grandes de uma corrente gasosa. Em engenharia ambiental, eles podem ser aplicados para, por exemplo, remover material particulado poluente de efluente gasoso. Em outros ramos da engenharia como engenharia química, podem ser utilizados para separar e reciclar partículas de produtos valiosos comercialmente.
Em ciclones, o número de Euler fornece a relação entre a queda de pressão