Trabalho analise dimensional e similaridade
A análise dimensional é uma técnica para se ganhar compreensão sobre o escoamento de fluidos (na verdade, sobre muitos fenômenos científicos e de engenharia) antes de se fazer uma análise teórica ou experimental mais extensa. Nos possibilita também a extrair tendências de dados que, de outra forma, permaneceriam desorganizados e incoerentes. Utilizado para reduzir o número e a complexidade das variáveis experimentais que afetam um dado fenômeno físico, pela aplicação de um tipo de técnica de compactação. Na mecânica dos fluidos, as quatro dimensões básicas são usualmente consideradas como massa , comprimento , tempo e temperatura .
Embora a finalidade seja reduzir as variáveis e agrupá-las em forma adimensional, a análise dimensional tem vários benefícios adicionais, como grande economia de tempo e dinheiro.
NATUREZA DA ANÁLISE DIMENSIONAL
A maioria dos fenômenos em Mecânica dos Fluidos dependem de maneira complexa dos parâmetros geométricos e do escoamento. Para se conseguir resultados significativos com considerável economia de esforço, em um experimento, utilizamos a análise dimensional. Ela é expressa em uma relação funcional entre apenas dois parâmetros adimensionais sob a forma
A forma da função ainda deve ser determinada experimentalmente. Admite-se que são necessários aproximadamente 10 pontos para definir uma curva. Ao invés de realizar experimentos (10 comprimentos para , 10 valores de , 10 valores de e 10 valores de ) poderíamos estabelecer a natureza da função com a mesma exatidão usando apenas 10 experimentos distintos, ocasionando uma grande economia de tempo e dinheiro. Não é necessário variar , , ou separadamente, mas apenas o agrupamento. Podemos realizar isso apenas variando a velocidade, por exemplo.
Outro benefício adicional a análise dimensional é que ela ajuda nosso raciocínio e planejamento para um experimento ou uma teoria. Ela sugere maneiras adimensionais de escrever equações antes de gastarmos dinheiro em análises