Fgv Trabalho
Demográficas:
Mulheres
Faixa de Renda: C (1.147,00 e 1.685,00 - cfe. critério ABEP)
Geográficas:
Bairros da periferia de Porto Alegre
Psicográficas:
Mulheres que trabalham fora, moram longe da família; mães solteiras; que estudam e trabalham e tem vida agitada. Pouco tempo livre e sem apoio familiar.
Comportamentais
Buscam um ambiente seguro e supervisionado para deixar seus filhos quando não tem outra opção.
Uso esporádico do serviço,
Preferem um ambiente especializado do que deixar com conhecidos, vizinhos, com os quais não mantem relacionamento.
Decisão de curto prazo, por conta de um contratempo ou situação de emergência.
Posicionamento Competitivo
As creches convencionais exigem uma matrícula, um valor mensal, normalmente fora do alcance econômico do público-alvo. Mais de 80% das crianças brasileiras não estão matriculadas em creches, públicas ou privadas. Há falta de vagas e muitas mulheres não podem trabalhar por não terem onde deixar os filhos.
É comum as mães deixarem seus filhos com vizinhos, ou conhecidos, ou mesmo parentes, quando a família não está por perto ou não oferece apoio. Nem sempre há confiança de que a criança estará em boas mãos e as notícias trazem todo dia ocorrências de abusos e outros crimes contra as crianças.
O serviço então consiste em oferecer um ambiente onde as mães possam deixar seus filhos de até 5 anos de idade, por um período que compreende desde 1 hora a no máximo 8 horas corridas. Funciona até as 23:00. É supervisionado por cuidadoras treinadas e capacitadas para dar a atenção e os cuidados necessários às crianças, como alimentação e troca de fraldas. É uma melhor opção que confiar um filho a um vizinho ou conhecido, pois oferece toda a estrutura necessária para o bem-estar da criança. É mais confiável que o serviço de babá a domicílio, pois as vezes estas trabalham por conta, é difícil conseguir referências e ela estará dentro da casa do contratante, sem familiaridade com o ambiente.
O