Números adimensionais e suas aplicações
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: TRANSPORTE DE QUANTIDADE DE MOVIMENTO
PROFESSORA: DRA. MAGNA ANGÉLICA DOS S. BEZERRA
NÚMEROS ADIMENCIONAIS E SUAS APLICAÇÕES - LEWIS E PRANDTL
ÁDAMO EDUARDO DA SILVA FERREIRA
ALISON GESSINGER GUEDES DE MORAIS
INGRID MEDEIROS VERAS ROCHA
JULIO CÉSAR ROLEMBERG MENACHO
HELOÍSA DIDIER LIMA
RAISSA AKEMI KAMADA HOSOKAWA
RAISSA DANIELE DE FREITAS REBOUÇAS
NATAL-RN
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
Os números adimensionais são muito úteis na engenharia química porque estabelecem similaridades e com base nelas o engenheiro realiza o “scale up”, ou seja, passa de uma escala de laboratório via escala piloto para uma escala industrial. Por exemplo, para o desenvolvimento de um novo processo, um engenheiro químico constrói um modelo em pequena escala, denominada escala de laboratório, onde testa o processo e conclui se o mesmo se qualifica ou não para ser usado em escala industrial. Se for decidido que sim, para que o processo funcione da mesma forma que seu piloto, o protótipo precisa ser similar ao piloto. Isso implica em não apenas similaridade geométrica, mas também hidrodinâmica, térmica, reacional, etc. A partir daí utiliza-se os números adimensionais.
O trabalho desenvolvido a seguir vai tratar, em específico, de dois números adimensionais, são eles: número de Lewis e número de Prandtl, trazendo consigo a obtenção desses números, a relação entre esses números, os seus significados físicos, além de suas aplicações.
NÚMEROS ADIMENCIONAIS
Em análise dimensional, uma grandeza adimensional ou número adimensional é um número desprovido de qualquer unidade física que o defina - portanto é um número puro. Os números adimensionais se definem como produtos ou quocientes de quantidades que cujas unidades se “cancelam”. Dependendo do seu valor estes números têm um significado físico que caracteriza determinadas propriedades para alguns sistemas.
Desde