Números adimensionais
QUÍMICA III
NÚMEROS ADIMENSIONAIS NA ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS
INTRODUÇÃO
Os números adimensionais, que são conhecidos também como grandezas adimensionais, são números puros, ou seja, que não possuem qualquer unidade física. Diferente dos números algébricos comuns, os números adimensionais possuem significados físicos, próprios para algum tipo de sistema e análise. São definidos por operações algébricas, como quocientes e produtos, que se cancelam e resultam num número puro.
Os números adimensionais são muito importantes por estabelecerem relações sobre quaisquer escalas e por isso, são muito úteis na engenharia química, pois a partir de estudos realizados sobre pequenos modelos, auxiliam em projetos e em escalas industriais.
Existe um método básico para a determinação dos números adimensionais, embora tipicamente haja variações de acordo com o objeto de estudo.
* Primeiramente, todos os parâmetros envolvidos são listados e expressados com as dimensões que os regem. * É necessário por em vista todos os números de dimensões primárias (como metro, segundo, grama, etc). * São estabelecidas equações que combinem diferentes parâmetros que contêm os números dimensionais primários * A partir da resolução desses sistemas são encontrados os números adimensionais.
Nesse trabalho serão explorados alguns números adimensionais utilizados em algumas áreas da química, física e no geral na engenharia. Estes são: o número de Euler, número de Reynolds, número de Weber, número de Schmidt e o número de Rayleigh.
NÚMERO DE EULER
Utilizado na mecânica de fluídos, o número de Euler (Eu), é utilizado para descrever as perdas que um fluído em movimento sofre. Ele é descrito a partir das forças de pressão e inércia. É chamado de Euler em homenagem ao físico e matemático nascido na Suíça no início do século XIIX, Leonhard Euler.
Onde: * Δp - diferença