Numerico
O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada.
Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.
Um problema de Matemática pode ser resolvido analiticamente, mas esse método pode se tornar impraticável com o aumento do tamanho do problema.
ETAPA 1
Passo 1: CONCEITOS E PRICÍPIOS GERAIS DE CÁLCULO NUMÉRICO
1.1 – Introdução
Neste passo vamos relembrar alguns conceitos básicos que irão facilitar a compreensão dos métodos numéricos. A maioria dos conceitos que serão apresentados é de álgebra linear, e isso por que na maioria dos resultados de álgebra linear e da teoria dos espaços vetoriais, nas analises numéricas são tãograndes que se tornam assuntos cada vez mais claros.
Vamos iniciar examinando o conjunto de vetores da geometria e o conjunto das matrizes reais.
No conjunto dos vetores foi definida uma adição dotada das propriedades comutativas, associativa além do vetor nulo e do oposto. Podemos também multiplicar um vetor por um numero real.
No conjunto das matrizes também foi definida uma adição dotada também das propriedades associativa, comutativa, admite elemento neutro, a matriz nula, e toda matriz tem uma oposta. Pode também multiplicar uma matriz por um numero real, na qual apresenta as mesmas propriedades do vetor.
O avanço da computação permite que, cada vez mais problemas em ciências aplicadas possam ser resolvidos. Sendo assim, o estudo do cálculo numérico se tornou imprescindível nas áreas das ciências exatas.
Além da memorização de fórmulas, a compreensão dos conceitos, bem como suas aplicações em gráficos e problemas, é fundamental, considerando que sem eles seriam de pouca valia a modernidade dos softwares.
Ao resolver um problema matemático numericamente, o mais comum seria utilizarmos um programa computacional. Para tanto, teríamos que tomar