G S Natural II AV1
Tem origem fóssil, resultado da decomposição de matéria orgânica no interior da Terra, encontrado acumulado nas rochas porosas no subsolo frequentemente acompanhado de petróleo constituindo o reservatório.
A combustão do gás natural é limpa, com reduzida emissão de poluentes e melhor rendimento térmico, reduzindo as despesas com manutenção e garantindo melhor qualidade de vida para a população. A composição do gás natural pode variar bastante, predominando o metano e outros componentes em menor quantidade como etano, butano, propano, apresenta ainda baixos teores de dióxido de carbono, enxofre, água e contaminantes e o resultado da sua combustão é vapor d’água e dióxido de carbono ambos não tóxicos, sendo o gás não poluente. (energia ecológica).
O gás natural é conhecido por sua eficiência, limpeza e versatilidade. Usado em residências, indústrias, se torna altamente valorizado a partir do momento em que a população busca energia limpa.
As especificações do gás são ditadas pela Portaria n. 41 de 15 de abril de 1998, emitida pela ANP, a qual agrupou o gás em 3 famílias segundo o poder calorífico, no Brasil é comercializado predominantemente o M (médio).
M(médio)
Densidade relativa ao ar a 20 °C: 0,55 a 0,69
Enxofre total: 80 mg/m3 máximo
H2S: 20 mg/m3 máximo
CO2: 2 % em volume máximo
Inertes: 4 % em volume