Noções de texto
Importância da Leitura/Escrita na formação do Profissional
A leitura aciona a imaginação, afetividade e raciocínio. Razão e sensibilidade são acionados simultaneamente. É o sujeito todo que se comove para entender o outro e, assim fazendo, entender-se a si mesmo.
Você só pode escrever depois que consegue decodificar outras linguagens. Tudo é linguagem.
Ser Humano – Passa por um processo de comunicação e aprimoramento da capacidade comunicativa que acompanha a própria evolução humana. À medida que amplia o seu relacionamento com o mundo o ser humano aperfeiçoa e multiplica a sua capacidade de comunicação envolvendo: palavras, sons e imagens.
Algumas palavras perdem ou ganham fonemas. Ex: Você.
Outras palavras deixam de ser utilizadas. Ex: Gírias.
Novas palavras surgem com novos significados. Ex: Computador.
“Empréstimos” de outras línguas.
Linguagem, cultura e sociedade. Uma modifica a outra, interagindo entre si. Essa relação intrínseca constitui arranjo fundamental nas atividades cotidianas da vida.
Linguagem é o espelho das pessoas.
Aspectos da comunicação
Texto: É uma unidade de sentido. Só faz sentido quando relaciona-se com outras partes. Constrói-se numa relação de fios que se entretecem. O texto será entendido como uma unidade linguística concreta, que é tomada pelos usuários da língua, em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível, independentemente da sua extensão. (KOCH; TRAVAGLIA, 1997, P.9)
Unidade linguística = é uma construção que tem começo, meio e fim.
Situação de interação = quem fala e para quem fala
Específica = alguém fala de um lugar para seu interlocutor que ocupa outro lugar.
Lugar = lugar social
Texto
– Pode ser variável na sua extensão.
– Materialidade: pode ser uma foto, um vídeo, uma frase, uma poesia, prosa, uma conversa informal ou telefônica, também pode apresentar-se como um filme, notícias,