Noções sobre o texto
Noções sobre o texto.
1. Redação
1.1 conceito de texto
No primeiro parágrafo o autor expõe de forma bem explicita a definição e todas as partes que compõem ou não ou um texto. Entre essas partes existem três qualidades: unidade, coerência e a coesão, que são de fundamental importância para a composição de um texto. Exemplo:
“O carnaval carioca é uma beleza, mas mascara, com seu luxo, miséria social, o caos politico, o desequilíbrio que se estabelece entre o morro e a Sapucaí. Embora todas possam reconhecer os méritos de artistas plásticos que ali trabalham, o povo samba na avenida como herói de uma grande jornada. E acrescente-se; há manifestação em prol de processos judiciais contra costumes que ofendem a moral e agridem a religiosidade popular. O carnaval carioca , porque se afasta de sua tradição, está tornando-se desgracioso, desforme, feio.”
Após a citação desse trecho o autor afirma que o mesmo não constitui um texto de forma coerente. Com isso o autor deixa claras as direções e informações que poderiam levar o trecho a ser um texto.
1.2 Elementos estruturais do texto
Neste segundo parágrafo o autor relata as partes fundamentais para a formação de um texto, citando que os elementos estruturais são o saber partilhado, a informação nova, as provas, a conclusão, o tema, e a referência. Entendendo-se assim que o saber partilhado aparece na introdução. Exemplo:
“Não é fácil escrever ou falar sobre o próprio pai; no mínimo se correra o risco de ser sentimental, especialmente quando o personagem teve a estatura que Júlio de Mesquita foi aos poucos adquirindo mercê de sua ação e da difusão de seu pensamento uma e outro sempre polemico marcando, como não poderia deixar de ser, todos nós que crescemos sob o influxo de seus ensinamentos, ou vivendo o afastamento imposto pelo exilio, ou a angústia de não saber como suas incursões pela politica, que muitas vezes tinham fronteira com a revolução o levariam de novo a prisão.” ( O estado de