Noções de Texto e gênero textual
NOÇOES DE TEXTO E GÊNERO TEXTUAL
1- O que é texto?
Desde os primórdios o homem constrói textos diversos para se comunicar, utilizando palavras, imagens ou relacionando as duas coisas. Pensando nisso, podemos dizer que um texto é uma unidade básica de comunicação.
Mas será que uma frase solta, uma palavra, ou mesmo uma imagem, desconectadas seriam textos? Na verdade, um texto é um todo organizado de sentido. Dizer isso, implica afirmar que o texto é um conjunto formado de partes solidárias, ou seja, que o sentido de uma depende das outras.
E o que faz com que um conjunto de frases forme um texto e não um amontoado desorganizado? São vários os fatores. Citemos por enquanto dois. O primeiro é a coerência, isto é a harmonia de sentido de modo que não haja nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo, que nenhuma parte não se solidarize com as demais. Um outro fator é a ligação das frases por certos elementos que recuperam passagens já ditas ou garantem a concatenação entre as partes.
È interessante lembrar também que esse texto será produzido por alguém, que nesse caso chamaremos de enunciador, numa determinada situação comunicativa, para ouvinte(s), leitor(es), os co-enunciadores, com uma intenção comunicativa pré-determinada.
Assim, podemos dizer que texto é qualquer manifestação da linguagem organizada intencionalmente para produzir sentido. Tomemos como exemplo, a interjeição oi. Isolada, isto é, sem um contexto que justifique o seu uso, ela não é um texto. Mas, se for pronunciada por você ao encontrar um amigo no supermercado, ela pode revelar uma intenção comunicativa: cumprimentar, por exemplo. Se essa mesma interjeição for pronunciada por você a um colega comprometido que você encontrou aos beijos com alguém que não é sua namorada oficial, pode revelar outra intenção comunicativa: demonstrar que você deu um flagrante.
2. O que é gênero textual?
Como sabemos, os textos possuem organizações diferentes, que podem ser