Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
1. Conceitos: de Leitura; Decodificação; Sublinhar; Resumo; Resumo indicativo ou descritivo; Resumo Informativo ou Analítico e Resumo Crítico.
2. Descrição da diferença entre resumo de sinopse e resenha.
3. Referencial Bibliográfico.
1. Conceitos
1.1 Conceitos de Leitura: É a ação de ler algo. Além de ela desempenhar suas funções informativa e recreativa, também transmite até hoje a História, Cultura e Ciência. Como a leitura é a forma que interpretamos um conjunto de informações ou um determinado acontecimento, ela não deve se restringir somente às finalidades de estudo, pois é necessário ler para ampliar conhecimento e compreender melhor o mundo atual. Paulo Freire (1985, p. 11-12) diz:
“A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica na percepção das relações entre texto e contexto.”
1.2 Conceitos de Decodificação: É uma necessidade óbvia, porém constitui apenas a primeira etapa do processo da leitura criativa. A decodificação permite a intelecção, ou seja, a percepção do assunto. Depois se faz a interpretação, que é a continuidade da “leitura do mundo” realizada pelo leitor e ela se baseia nas relações entre texto e contexto.
1.3 Conceitos de Sublinhar: É o ato de selecionar o que é mais importante, evitando-se o acúmulo de anotações. É de grande utilidade para a intelecção e interpretação do texto, facilitando o trabalho de resumir, esquematizar e fichar. Para sublinhar é indispensável à compreensão do texto, pois este é processo que nos permite identificar o que é importante e o que secundário. 1.4 Conceitos de Resumo: Significa condensar um texto, mantendo suas ideias principais.
1.4.1 Conceitos de Resumo Indicativo ou Descritivo: Neste tipo de resumo encontram-se apenas referências às partes principais do texto. Ele não pode ultrapassar de 15 ou 20 linhas. Um resumo indicativo não dispensa a leitura integral do texto, pois descreve apenas a natureza